Vamos dormir direitinho?



Meus estudos em yôga têm sido muito tranquilizadores e felizes, ainda mais por eu ter escolhido uma cidade como Caxias do Sul para minhas aulas, cheia de pessoas especiais, restaurantes maravilhosos vegetarianos e orgânicos, queijos coloniais, vinho saboroso e muita escalada. 
A vida têm sido bem corrida e essa semana estamos curtindo bem estar em casa, estudando, arrumando e colocando tudo em dia, depois de outro final de semana na estrada. Eu tenho aprendido muito sobre mim mesma, sobre como eu me divido em vinte realizando um monte de coisa e às vezes acabo me cobrando muito na alimentação e no sono. Vinha há varias semanas cansada, sem muito ânimo, em um ritmo muito acelerado: acordando 5:30 da manhã e dormindo às dez ou onze, viajando sempre, estudando, bordando, correndo...Em Ivoti, na semana passada o corpo deu um sinal de alerta, então essa semana me dei conta o quanto precisava simplesmente...DORMIR! 
Alimentação é importante, o treino é essencial, mas dormir faz bem não só ao corpo como bem para alma. Dormir bem e as horas necessárias de acordo com seu biotipo e fisiologia garante concentração, memória, bem estar, além de ajudar no metabolismo e recuperação muscular. Uma dica do yôga é tentar deitar um pouquinho depois das refeições, com o corpo virado para o lado esquerdo, ativando sistema nervoso simpático, garantindo a atividade digestiva, mas relaxando mente e corpo sem comprometer a digestão. De noite o lado ideal é o lado direito, posição fetal como no esquerdo, ativando o parassimpático e ajudando no relaxamento e o sono. Dormir de bruços nunca, prejudica coluna, cervical e lombar além de pressionar estômago e outros órgãos. Um déficit no sono leva a irritação, esquecimento, perda ou excesso de apetite e desânimo, queda de rendimento. Há pesquisas que ainda mostram que noite mal dormidas levam a não produção de leptina, um hormônio associado a perda de apetite ou saciedade. Logo, o estresse e a insônia pode levar ao ganho de peso. O sistema imunológico também está relacionado com dormir bem, já que a recuperação de nosso organismo ocorre quando estamos dormindo. 
O mais importante também é se permitir relaxar e descansar, sem levar preocupações ou afazeres para o quarto. Um ambiente sem luz, com silêncio, limpo e arrumado ajuda, assim como um chá ou até a receita da avó de um leitinho morno com mel, comprovada cientificamente como aliada da saúde e do sono, já que o leite contém triptofano, um aminoácido essencial e indutor natural do sono. O mel também é proposital, por ser um carboidrato, facilita a absorção do triptofano. E o morno dá a sensação de aconchego e relaxamento. Frituras, gorduras, álcool, bebidas estimulantes como chá preto e café e alimentos de difícil digestão causam  inquietação e insônia. Por último, um banho quente, roupas confortáveis, ler um livro ou ouvir uma música são bons conselhos e ótimos hábitos. 

Com tudo isso, e respeitando minha necessidade de boas horas de sono, venho melhorando minha disposição e organizando minha rotina. Lembrei com carinho então de minha última noite em Caxias: acampamos na Gruta da Terceira Légua, depois de uma janta italianísssimaa do Ginásio de Escalada, V10, de confraternização dos escaladores. Conseguimos rever nossos novos amigos que conhecemos quando eles visitavam o Behne no outro final de semana,  e compartilhamos uma energia muito boa, uma conversa solta e um vinho de primeira. Muy buena onda! 
Meu amor me acompanhou pacientemente em todas essas aulas e andanças, aproveitou pra escalar a muerte alguns dias e dividiu mais uma vez a barraca, o saco de dormir compartilhado, a caneca de vinho (desta vez foi taça), a noite de frio e o café da manhã apurado. E essa semana, além de escalador, companheiro, namorado, amigo, profissional reconhecido e elogiado da Plataforma P63, ele   descortina mais um caminho, mais uma vitória, uma escolha e uma bela conquista: a de Engenheiro Químico. Meu muito obrigada por estar na minha vida, por dividir escolhas, planos, viagens, sonhos. Meu orgulho por tudo. Meu amor. 

Boa semana a todos, de escalada, de viagens, de amores, amizades e de BOM SONHOS! 

Parabéns, meu amor...
Ginásio de Escalada V10 e toda sua good vibe


Comentários

Postagens mais visitadas