Livros de escalada e nossos dias

 Confesso que posso ser a pessoa mais alegre e outgoing em uma dada circunstância para em alguns momentos me tornar desanimada, triste, brava e introspectiva. Os dias não estão sendo fáceis, nada demais, só as pequenas frustrações e preocupações da vida que muitas vezes não sabemos lidar. Os treinos aeróbicos estão fracos, mas os no muro estão tendo um seguimento legal e divertido. Os treinos para os dedos e mãos também foram uma descoberta que começo a aprender e a ter mais disciplina quanto a isso, e a pegada nas agarras andam tendo melhoras. O psicológico parece ser sempre o mais crucial, na vida e na escalada. Como diz Eric Horst no How to climb 5.12 o psicológico é o que separa homens de garotos e isso com certeza vale para nossos dias. Motivação constante, estabelecer objetivos, ter disciplina e autoconfiança, visualizar o problema, gerenciar o medo além de controlar as emoções e ter foco. Aprender a respirar, manter uma postura equilibrada e feições positivas, relaxar e manter o pensamento positivo.
Semana que passou fui tentar encomendar uma cadeirinha de rodas para minha basset hound, a ROCA...nada deu muito certo e eu me mantive desanimada e triste dias a fio...dias de vento, chuva, sem luz em casa e sozinha, sem conseguir escalar, nem viajar, com trabalho acumulado e muito brava com tudo isso.
Como por milagre, hoje um lindo dia de sol se abriu, hora de abrir a casa, arrumar a bagunça e me dedicar ao que realmente importa.   Lembrando frases essenciais do livro que citei no último parágrafo, me dei conta que a maioria delas tratam de todo nosso processo de felicidade e autoconhecimento, mesmo se referindo à escalada. Vejam só:

"Dê tudo de si. Uma cadena trabalhada consiste em absoluta 
perfeição e entrega.
Controle a ansiedade diminuindo as expectativas e a pressão :
foque no processo e não no possível resultado
Use o pensamento positivo para melhorar seu estado mental e 
suas chances de sucesso. Converse consigo mesmo para 
espantar o pensamento negativo, relembre suas habilidades e 
reforce suas qualidades positivas. 
Energia e tempo desperdiçados estão perdidos para sempre"

Com isso, espero hoje manter a mente quieta e alegre, lembrando de todas as maravilhosas montanhas que me esperam para o final de ano e também pretendo colocar em dia a pilha de louça que me espera, a grama pra cortar, a casa de cabeça pra baixo, os livros para ler e a pesquisa da faculdade esquecida nessas semanas. Também, claro, pretendo treinar no final do dia.
Boa semana a todos, bom feriado y abrazos.


Comentários

Postagens mais visitadas