Como viver bem?

Escalada em Foromeco
O que precisamos para viver bem, de forma feliz e tranquila? O que devemos fazer para estar de bem com a vida e com nós mesmos? Eu acredito que a felicidade e a paz de espírito seja direta ou indiretamente o objetivo de cada pessoa em seu caminho ou nos seus dias. Todos queremos momentos felizes ou ao menos estarmos felizes com o coração repleto e a mente tranquila. Nem sempre isso é possível, seja pelos problemas que aparecem ou simplesmente porque não conseguimos muitas vezes lidar com as pressões e frustrações, com as cobranças e responsabilidades.
Mas eu acredito que há atitudes e hábitos que nos elevam a um estado de consciência maior, que nos permitem chegar mais perto do que chamamos de felicidade. Ter prazer nas pequenas coisas, focar no presente sem desejar demasiado o futuro e sem dar tanta importância ao passado. Alimentar-se bem, de forma consciente e carinhosa, com o corpo, com os outros seres, com o preparo dos alimentos. Estar em harmonia com as pessoas e com o meio. Estar aberta e tranquila em relação a mudanças, ser flexível e ter bom humor quando algo dá errado, porque pode dar. Aprender, não desistir, e, principalmente acreditar. 
Mas tenho acreditado e visualizado muito que, para vivermos bem, precisamos relaxar. Diminuir cobranças, adequar expectativas, deixar fluir. Viver o que de maravilhoso ou não tão maravilhoso  o dia e a vida está nos oferecendo, de uma forma ou de outra, do jeito que dá. É se maravilhar com quem está a seu lado, é sorrir com a lua e com o nascer do sol, é preservar as amizades e esquecer o que passou. É perdoar, é programar menos, é adequar menos, é ser menos exigente. This day is a gift, and shouldn’t be crammed with every possible thing — spend time enjoying it and what you’re doing.
Com isso, vivendo um dia após o outro, e tentando corrigir minhas inseguranças, defeitos e medo aos poucos, sinto uma tranquilidade, uma felicidade e até uma evolução em muitos aspectos. E com a escalada não está sendo diferente. A fluidez dos movimentos e a segurança vêm vindo aos pouquinhos, e o incentivo do meu namorado têm sido também bem importante. Nossa escalada é sempre divertida, o que para mim é importante, leve, mas ao mesmo tempo tenho forçado (só um pouquinho...) meus limites. E, o mais maravilhoso, temos viajado a lugares incríveis, de um astral e energia mais do que positiva, o que sem dúvida, torna tudo mais motivador e interessante. 



Acordando cedinho no domingo frio e ensolarado depois de um sábado de escalada em Ivoti, Campo Escola do Behne ruma a Foromeco em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul.

Lavouras de milho, igrejas, pequenos vilarejos e produtos coloniais deliciosos pela estrada

O caminho é um pouco sinuoso e confuso, vale a pena pegar as dicas dos escaladores locais para não se perder

Quase chegando...

O dia estava de tirar o fôlego. No sábado uma chuva interrompeu a escalada e a previsão era de um dia seguinte de filmes, para então acordarmos e depararmos com essa beleza toda

Não nos perdemos. Apenas passeamos um pouco  mais que o necessário...

É tranquilo de estacionar o carro na frente do parreiral que dá entrada para a trilha. Mas é necessário falar com o Sr. Cláudio, proprietário das terras, bem acessível e bem humorado, mas exigente quanto ao aviso e posicionamento dos carros. Principalmente em época de colheita da uva (Jan-Fev-Mar)
Olhando assim, quase não se percebe o potencial do lugar e o imenso número de vias de basalto aderente

DUDA já caminhando pela trilha entre as videiras

A trilha é bem curtinha e bem marcada. Na época de uvas deve ficar linda, toda verde e salpicada de lindas e apetitosas frutinhas. Que atenção, não podem ser colhidas, não podemos se esquecer que se trata de uma propriedade particular.
Borboletas, costuras, musgos e o basalto.

DUDA se preparando na base das vias. Toda a extensão das rochas está rodeada de um pomar incrível de bergamotas, laranjas e até mamão formosa. Parte das vias fica exposta ao sol, principalmente a tarde. Mas há vários setores na sombra. 

Escalar então?

DUDA fazendo graça e eu ansiosa por iniciar minha escalada basáltica e desconhecida
Foto: DUDA (La Sportiva, pode nos contratar, aceitamos).

A maioria das vias são bem protegidas, algumas mais expostas, e todas contam com um posicionamento bem diferente que gostei muito. Muito bonitas e agradáveis. Esta era um 5°, acredito.

Fiquei feliz de guiar todas a vista, mesmo as um pouquinho mais esticadas. Olhando da base pareciam muito fáceis, com agarras evidentes, mas não era bem assim. Eram tranquilas, mas exigiam um posicionamento e as vezes um psicológico bom.

Esticón....
Pra cima, pro lado, outra vez pra cima.

SAMIR e eu, à direita.


O céu azul e límpido é só um aviso do frio que vêm chegando  pelo sul...
...e esta foi outra via incrível belamente capturada com o balanço da corda  quando eu estava costurando...

"tlec"

..entardecendo

Entre amigos (SAMIR e DUDA)

...e antes do anoitecer ainda completamos uma via maravilhosa, um 6sup longo de um visual do luar ao redor com nosso amigo SAMIR na via ao lado em solitário, nos avisando da lua. Ainda tiramos fotos e preparamos as headlamps para a descida.

"Que haverá com a lua, que sempre que a gente olha é com o súbito espanto da primeira vez?"(Mário Quintana)

"...traz a noite sublime enlevo da alma, em seu fluxo pálido e brilhante, vem com seu bálsamo leve e inebriante,
acariciar e confortar minha alma..." (Gilberto Gil, Eu e a Lua)

Como não viver bem, vivendo desta forma?

Que nunca nos faltem bons ventos e momentos como esse...
Venga!!!Eu, DUDA e SAMIR fazendo graça, com pão de aipím (bem lembrado pelo Samir), queijo colonial e bergamota do pé. Sim, passamos mal...

Y que siga la motivación! Espero que tenham gostado das fotos e impressões, e termino este post na beira do fogo de un friozito e fechando a mochila para quatro diazinhos de escalada debaixo de geada e frio sulístico, depois de uma semana tranquila de trabalho. A disfrutar entonces, nos vemos!

Texto recomendado: How to live well.
Lembrete: ‎"A paz é a qualidade mais fina da alma, mas ela se desenvolve por meio da prática."Gandhi

Comentários

Gil!=] disse…
Palavras sábias em momentos oportunos, fazem com que se ajuste o seu caminho...
Obrigado, querida... tinha esquecido o quão maravilhoso é ler suas palavras motivantes.

keep climbing!!!

Postagens mais visitadas