Pushing limits

Parece que o ano vai ser de escalada mesmo...
Falta treinar um pouco para subir os grauzinhos, ficar mais confiante e finalmente conseguir fazer as vias com facilidade e sem medo. E isso só com muita escalada.
Quem sabe não consigo ir sempre neste próximo ano organizando meu tempo e dinheiro para isso, e, principalmente me mantendo motivada para ter a escalada como prioridade? O resultado disso eu tive uma prévia neste final de semana, depois de ter escalado alguns dias e me alimentado melhor, me senti mais forte, cansei menos, fiz lances melhores e com menos dificuldade. O que faltou ainda: arriscar mais, ter mais confiança e calma, e me acostumar ao calor forte.
 Começamos o final de semana em Ivoti , no Campo Escola Behne, que fica aproximadamente uma hora e meia de Porto Alegre, pela BR 116. São 53 vias esportivas bem protegidas, de arenito, de graduação 4º ao 9º,  fácil acesso pelo Camping e sombra nos dias escaldantes na maioria das vias. O camping conta com uma estrutura bem boa pra ficar por lá e se cobra dois reais por pessoa para escalar (pra informações do camping, clique aqui).
Pra quem gosta de tranquilidade e som dos pássaros talvez não seja o lugar mais sugestivo. O Behne me pareceu aquele lugar de treino para se rever os amigos no final de semana, e para escalar até o final do dia, entrando em vias fortes e bem protegidas de gostosos diedros, aderências, agarras grandes e até fendas em móvel para quem arriscar (para acesso ao croqui clique aqui.). Escalamos até o final do dia e depois seguimos para Canastra com uma parada para tomar um suco de frutas reforçado com o Moisés, o Henrique e com a Eliane no melhor buteco de sucos que eu já fui na vida. Dois reais e cinquenta centavos e você mistura morango com acerola ou amora, ou qualquer outra coisa que você queira. Luxo. 
Chegando na Canastra a lua cheia linda nos fez montar o acampamento vagarosamente, com a companhia dos cavalos e na beira do fogo. O Refúgio Canastra, do Rodrigo, está localizado entre as cidades de Canela, Três Coroas e São Francisco de Paula, na estrada da Canastra Alta, de frente para o Pico Canastra. É um lugar lindo e acolhedor e sempre o encontro da galera. Pode-se acampar ou ficar no refúgio. 
De manhã acordamos tarde, como de costume, e o sol castigava. O Duda estava ainda confiante para escalar a Ronco do Bugio, de 4 enfiadas, um quinto grau. Eu olhava aquele paredão de basalto gigante ao longe e enxergava o sol abafado e tenso brilhando na via. Aquecemos uma água no fogo com lenha, um daqueles prazeres que nem se imagina no dia a dia, e comemos waffles com mel, queijo, café e frutas e já se passavam as horas. Eu negociava com a vontade de escalar e a necessidade de me refrescar. Então o plano foi irmos até a cachoeira e escalarmos de novo em Ivoti mais tarde. E que ideia mais acertada. O Mois já tinha dado a dica de como chegar  seguindo um córrego pela estrada. E eu imaginava algo como as panelas de Caçapava, um pouco secas, um pouco de água, nada muito refrescante, mas bom. E logo ali pertinho , aquela água geladinha e um lugar muito bonito no meio do mato. A água vai deslizando sobre uma série de declives acidentados, resultando na formação geomorfológica que chamamos de Cascata, não Cachoeira, que é uma queda única, sem interrupção. A grande cachoeira de 40m fica mais longe, preferimos essa menor, que superou de longe minhas expectativas. Muito bonito, gelado e refrescante. Ficamos ali por horas e depois seguimos para Ivoti. Escalamos mais um pouco e o final do dia foi em São Leopoldo com amigos, Heineken e sanduíches.

..eu faço o maior fiasco pelo calor..a pressão baixa, a força falta, fico zonza, tonta e resmungando. O negócio é beber muita água, comer pouco e bem e esperar se acostumar. Haja paciência!

...as estratificações de arenito formam agarras bem interessantes e bem marcadas de magnésio pelos muitos escaladores que frequentam o local.

...eu gostaria de voltar lá ainda muitas vezes, pela praticidade da escalada, pela beleza e desafio das vias, e principalmente pela quantidade delas: 53 vias para todos os estilos e gostos 
...dava para fazer uma via e depois a do lado, e depois outra e mais outra
O Pico da Canastra  foi formado a partir da erosão que dissecou a superfície que nivela o topo da Serra Geral. A região onde fica este pico é na borda do Planalto, onde ele se quebra e perde altitude drasticamente. Isso foi feito através da erosão utilizando planos de falhas. O resultado foram vales profundos com vertentes abruptas onde é normal aflorar a rocha regional, no caso o basalto. O Pico é um morro testemunho, pois ele mais saliente que o resto do paredão, entretanto a ação da erosão do Quaternário separou ele do resto da parede de forma que ele se isola, formando uma agulha de cerca de 200 metros de altura do nível médio do vale (fonte: Pedro Hauck)
...como sempre, eu levo vários livros pra ir lendo no caminho e nos momentos out...mas o que li mais na verdade foi o da Katie Brown, Girl on the Rocks (presente bom esse), e o How to climb 5.12 do Eric J. Horst que íamos discutindo no caminho junto com o Escale Melhor e com mais Segurança da Cíntia e Flavio Daflon. O do Eric você pode baixar aqui e o Escale Melhor já está na 2º edição, eu tenho a primeira, mas a segunda vale a pena, tem muita coisa a mais
Laugh.Move.Climb :)
...uma via um pouco mais difícil mas com movimentos que adorei fazer
...na zona de conforto
formigas atômicas

e a nossa hortelã na água deu cria :-)
Don't be afraid of your fear and pushing your limits

Duda na Mouse e sua incrível capacidade de não se cansar nunca e nem sentir calor

Acampamento master
...a tordilha pedindo comida. E ganhou cenoura e brócolis

...um calor de 40ºC a sombra e 30ºC dentro d'água
...caminho da cachoeira
...quase chegando
tem coisa melhor?
...e parece criança :))




Lavando a alma mesmo. E como diria Manoel de Barros, grande poeta brasileiro, "...quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito"

Uma boa semana para todos, que passe rapidinho aliás, e que a gente descubra uma maneira do trabalho ser no final de semana e o final de semana durar a semana inteira. Nada mal seria, hein?






Comentários

Postagens mais visitadas