How to Summit Life’s Everyday Mountains

“The man who moves a mountain begins by carrying away small stones.”
Confucius

Barra da Lagoa, Florianópolis, SC
Sempre é muito bom quando damos uma reavaliada em nossa vida, projetos, pessoas, metas, planos. E penso que é sempre tempo de reflexão, de mudança. Eu disse, reflexão, não sofrimento. Posso não ser a pessoa mais equilibrada desse mundo mas tento aplicar isso sempre na minha vida, deixar passar o que me faz mal, o que não serve, aprender, conhecer, arrepender-se, dizer adeus, e seguir em frente com toda a tranquilidade em busca da felicidade sempre. Sem arrependimentos, sem mágoas ou dores.
Mudamos nossos hábitos, conhecemos novos lugares, amigos, amores, e a idéia sempre é evoluir, nessa eterna busca em nossa caminhada.
E pensando nisso, recebi uma dica de site muito especial da Patrícia, minha amiga mineirinha de Florianópolis, o http://www.zenhabits.net/, numa matéria de qualidade de vida no trabalho, pra quem exagera na dose, e qual não foi minha surpresa quando atualizei o site de ver uma matéria de montanhas e escalada com desafios pessoais (clique aqui para ver a matéria completa).

Ele diz, que as mesmas lições que aprendemos quando estamos subindo uma montanha, são as que enfrentamos nos desafios do dia a dia.
Eis algumas delas com minhas interpretação e tradução livre:
Pack light (leve somente o necessário, deixe de lado emoções negativas, experiências que não te levaram a nada. Esvazie)
Take one step at a time (concentre-se nos passos, não no topo. cada passo, uma vitória, e não se esqueça de descansar nos intervalos)
Don’t go at it alone (a vida assim como a escalada só é possível e só tem significado se feita com outros. Aprender isso é extremamente necessário)
Listen to the experts (ouça aqueles que já fizeram aquele caminho, deixe-os avisar das tempestades e da necessidade de voltar)
Slow down (o mais importante diz respeito à como você chegou lá, como foi o seu caminho. Não somente se chegou)
Look back and take in the view (todo momento de sua vida é um momento de apreciação, é uma nova maneira de ver algo. Nada garante que você vai chegar ao topo, por isso, aproveite o caminho!)
Save some energy for the trip down (reserve sua energia para coisas importantes, porque você nunca sabe o que vem pela frente)
Getting to the top is optional. Getting down is mandatory (essa eu interpretei como: você tem que voltar forte de qualquer caminhada. Isso é o importante, você tem que se reerguer e voltar)
Failure is a part of the process (sempre haverá uma próxima montanha, e os erros somente irão preparar você para uma próxima conquista. aprenda com os erros e você estará pronto quando sua conquista chegar)

E por último:
“It is not the mountains we conquer but ourselves.” Sir Edmund Hillary
Um bom final de semana a todos e feliz que logo vem feriado, logo vem escalada e tudo mais :)

Comentários

Miriam Chaudon disse…
Alessandra , minha mais nova amiga...me emocionei profundamente com seu texto! Tocou fundo o meu coração , minha alma . Me fez reviver minha primeira escalada , também na Barra da Lagoa.Obrigada por nos presentear com tantas palavras inspiradoras.Seguiremos em frente então...aproveitando o caminho e suas belezas e oportunidades de aprendizados !
batschauer disse…
Antes de mais nada, Parabéns pelo texto, pela interpretação e a gratuidade do ensinamento. Sempre bom aprender mais, penso.

Obrigado pelo seu comentário no meu Blog. Lerei seus textos um a um. Creio que serão, para meu eu, de grande valia.

Marcelo Batschauer

Postagens mais visitadas