Chapati

São oito horas da noite. Acordei às seis e meia, não tenho dormido muito bem e nem me alimentado direito por vários fatores e um deles se chama Doutorado, preciso delinear de uma vez meu projeto de pesquisa para minha Tese. Outro fator tão importante quanto é o frio: acordo e não quero colocar minhas mãos na água gelada e  portanto nem chego perto da cozinha e sigo todo o dia meio encolhida e sem fome, nada, nem uma guloseima me chama atenção, diria que nem um pote de Nutella me faria levantar do sofá (o negócio é sério mesmo). Então lembrei que outro dia tinha feito comida mexicana e tinha sobrado...Chapati!!!

Pra quem não conhece, o Chapati, ao contrário do que muitos pensam, é de origem Portuguesa! Também muito comum na culinária indiana e africana, é um pão feito de farinha, sal, açúcar se quiser, e óleo ou manteiga e há quem coloque um fermentozinho. Aparece até no filme Hidrofilia, Roberta Nunes entretida com a frigideira e alguém explica: brazilian cuisine! No man, a terrible mistake. Não é cozinha tipicamente brasileira, mas vá lá, adoramos. É bem fácil de fazer, prático em acampamentos e em situações emergenciais como a minha.


Chapati bonitinho e a versão para preguiçosos:
   


Há diferentes receitas, doces, salgadas. Da versão salgada eu gosto de um refogado de carne com bastante pimentão, tomate e cebola com shoyo picante. O de ricota com brócolis ou tomate seco, enfim, meio pizza, também tá valendo. Mas  o bom e velho queijo e presunto ou peito de peru, foi o que eu recorri hoje. E para quem é gourmet vale a ricota com hortelã, espinafre e tomate cereja, fatai (da cozinha indiana) e por aí vai...
Agora o doce, minha filha, eu gosto de uma variação meio estranha. Queijo com açúcar. Pura e simples, nada de mel e tal, açúcar. Adoro. Coloca o açúcar ainda na frigideira, aí derrete o queijo tudo junto. Salvou a minha noite.

E o bom e velho mate acompanha pra (tentar) amenizar o frio...

E sem esquecer da dieta, claro. Certas dietas são simples. É só cortar açucar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos e os pulsos.

Boa semana e previsão de sol para segunda-feira :)

Comentários

Bea disse…
pois é, como digo sempre, querida alê, quem gosta de frio é pinguim!! eu odeio frio embora me aventure pelos andes e himalaias da vida....fazer o quê, né? é meu lado penitente! abração, papa areia!!
Bea disse…
pois é, como digo sempre, querida alê, quem gosta de frio é pinguim!! eu odeio frio embora me aventure pelos andes e himalaias da vida....fazer o quê, né? é meu lado penitente! abração, papa areia!!
Ahhhhh eu adoro frio!!!kkkkk

Postagens mais visitadas