Meus equipamentos apodreceram, e agora?


Bom dia, galera.
Segunda feira de recuperação do organismo às comemorações da minha aprovação no doutorado e também ao título do Flamengo, hehehe. O tempo não ajudou também a escalada, mochila pronta pra ir pra Bagé no sábado à tarde, as nuvens meio estranhas, Berezito e eu adiamos nossa imersão nas rochas para o final de semana que vem.
E na hora de organizar os equipos, eis que me deparo com uma situação devastadora. Aqui no RS é úmido pra caramba, e eu não me preocupei em deixá-los com bastante ventilação, resultado: os mosquetões estão com um pó cinza-azul, não abrem e as fitas das costuras duras, minha solteira idem. Fora o chulé da sapatilha (arghhh). Acostumada com o calorão de Florianópolis, deixei todos meus equipos numa caixa, dessas de palha sabe, vazadas. A corda está ok, porque estava pendurada (ufa) mas e o resto?
Fui encher o saco dos meus contatos no MSN pra então depois buscar no oráculo o que fazer. Achei algumas informações das quais eu posto abaixo.
MOSQUETÕES E COSTURAS

O gatilho de um mosquetão deve fechar completamente somente com a tensão de sua própria mola. Se as partes móveis do seu mosquetão estiverem sujas com terra ou se o mesmo não fecha normalmente:
Lave o mosquetão com água e detergente.
Deixe secar bem.
Lubrifique com produtos à base de teflon ou silicone (encontrados em lojas para bicicletas).
Não use novamente um mosquetão que apresente alguma fissura, uma borda afiada, rebarba ou que sua mola esteja fraca, o gatilho não feche completamente ou apresente alguma deformidade estrutural.
As fitas das costuras, quando sujas, devem ser lavadas em água corrente e deixadas para secar à sombra.
Descarte todas as fitas que apresentem cortes ou estejam desfiadas.
http://www.marski.org/artigostecnicos/154-manutencao-dos-equipamentos-de-escalada

Outros:
http://www.escaladabrasil.com/osite/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1119

Como eu limpo e lubrifico meus mosquetões e polias?

Primeiro, limpe o mosquetão com um pano úmido a água para remover o excesso de partículas e outros corpos. Após totalmente limpo, seque com um pano e lubrifique os eixos ou molas com um óleo de máquina monoviscoso e de baixa viscosidade. Durante a aplicação do óleo mexa o gatilho ou gire as polias para que haja uma melhor penetração do produto e após a aplicação remova todo o excesso de óleo para evitar o contato com os equipamentos têxteis.
Posso lavar minha cadeirinha e/ ou fitas?

Sim. Aliás deve, sempre que sua cadeirinha e/ ou fita estiverem muito sujos é bom que sejam lavados. Primeiro para remover sujeiras como terra ou areia que possam contribuir para o rompimento de algumas fibras e com isso comprometer sua resistência mecânica e em segundo lugar, para desacelerar o processo de oxidação das peças metálicas (fivelas ou anéis) quando existentes, processo este que se agrava quando em contato com o ácido úrico do suor do corpo.
Em locais próximos do litoral onde o ambiente é mais salino, o processo de oxidação das peças metálicas é mais agressivo e por isso é muito importante que lave sua cadeirinha com uma certa frequência.
Como lavo minha cadeirinha e/ ou fitas?
Para lavar sua cadeirinha ou fita deixe de molho em água doce SEM NENHUM produto químico (sabão em pó, desengraxante, etc.) que possa reagir e comprometer a resistência das fibras de Poliester ou Poliamidas.
Se necessário escove com uma escova de cerdas extra macia e enxágue até retirar por completo os resíduos de detergentes.
Deixe o equipamento secar totalmente na sombra
http://www.kailash.com.br/site/index.php/contato/perguntas_frequentes


Acho que entendi.
Mas se alguém tiver alguma solução mais fácil, tipo um produto milagroso, por favor me ajude.
Vai ser um saco ajeitar toda a tralha, mas serviu de lição pra prestar mais atenção no acondicionamento dos meus equipos, cuidados e carinhos, porque eles merecem. Aliás, designers e afins de plantão, pensei em fazer um suporte para organizar tudo na minha sala. Alguém tem alguma idéia, ou já fez isso?Tipo um cabide, algo assim...Aguardo a ajuda dos seres criativos.
 
Galera, beijos, gud claimb for aLL.
 
P.S. Os créditos da imagem acho que são do Eliseu. Sorry, mestre,já ia esquecer de mencionar ;)

Comentários

hahaha... veja isso :

http://www.blog.marski.org/?p=1218

esse post foi feito pensando em você... ;-)

abs !
mais um comentário, só lembrei agora : sabe o que é um mancebo ? aquele negócio de madeira ou metal para guardar bolsas, blusas, chapeus, guarda-chuvas ?

Então... um desses é perfeito para pendurar as tralhas de escalada... ;-)

Abs !
Que vergonha!
Bom, quando eu ainda não morava no Submarino, e tinha mais espaço... eu coloquei uma tela de galinheiro (tem daquelas pretas de plástico se a estética é uma preocupação na sua sala) presa na parede meio esticada com buchas + ganchinhos, aí era só sair desclipando as coisas pra dentro da mochila na hora de sair. E clipando pra fora da mochila na volta.
Alessandra disse…
Pow, valeu meninos, adorei todas as dicas, brigada pelo post David, eu deixei um comentário lá. Tonto, achei tua idéia bem massa, dá até pra inovar e colocar uma tela coloridinha e tal. E vcs já ouviram falar que o cimento da parede em contato com a corda pode danificar?? Beijos e boas escaladas a todos.
;(Gil disse…
Na verdade, n eh o cimento em sí, eh o concreto. Com o tempo, ele vai curando e o produto solta um gás que danifica as fibras de equipos sintéticos (cordas, fitas...).
Sobre o rack de equipos, eh uma ótima ideia... Eu apenas largo td ao lado cama, em cima da minha capa de corda. O problema é que fica a disposição da poeira do dia-a-dia.
Keep climbing e xô chuva... ;)

Bj!
Renato disse…
Oi Alessandra.

Meu nome é Renato, e gosto das pedras também, acontece que vou sair de férias agora em Janeiro com destino a Floripa, vou com a familia toda,esposa e 3 filhos e o principal intuito é descansar e curtir as praias, porém queria aproveitar e dar uma escaladinha por ai também, afinal ninguém é de ferro
Você poderia indicar os locais de escalada da Ilha ? tem algum croqui ?

meu e-mail é renacarv@yahoo.com.br

Abraços

Renato
Alessandra disse…
Oi Renato!
Obrigada por acessar o blog :)
Estou te enviando as informaçãoes para o e-mail que me repassastes, espero que vc curta muito a ilha!E que a galera aqui do blog possa te ajudar t´bem com os comentários
Abraço
Ale

Postagens mais visitadas