Castelo dos Bugres, Joinvile, SC

O céu bem que podia ser desse jeito

Eu com a Jana feliz da vida descansando da linda
caminhada de uma hora e meia, cruzando o rio e pela Mata Atlântica


Os que não estão com o pé quebrado levantam a mão e subam até aqui (linda foto da galera)

O Castelo e toda sua majestade
O mais maravilhoso de escalar para mim é a possibilidade de experienciar lugares e pessoas maravilhosas. Seria muito legal também escalar vias mais difíceis, ou longas, mas o simples fato de estar em contato com tudo isso, assistir boas escaladas e fazer amigos interessantes, seja em outro país ou aqui mesmo me traz uma enorme satisfação, bem estar e alegria genuína.
Então esse final de semana, depois de um período em casa, triste, quebrada e ansiosa fui para o Campeonato em Campo Alegre (o Ranking Catarinense de Escalada) acompanhar meus amigos e se desse curtir uma escalada. Conheci lugares muito legais, a Cascata do Paraíso, paraíso de escalada mesmo com um visual maravilhoso. Fiquei curtindo a água gelada e deu uma grande vontade de acampar por lá mesmo pra escalar o dia todo. De noite acampamos na chácara do escalador Vitor, uma grande infraestrutura onde fomos super bem recepcionados, e teria sido uma noite maravilhosa de lua linda e barraca confortável se eu não tivesse esquecido meu saco do dormir :S (acontece...). Eu adorei ir na Festa da Ovelha acompanhada pela galera de escaladores de Tubarão, comemos várias guloseimas, acredito que comemos quase uma ovelha inteira também (tadinha!) e foi muito legal conhecer os meninos também (breve notícias de campeonato por lá). Já no domingo, depois de um rockty bazuca café da manhã na padaria resolvemos entre mortos e feridos (eu com pés estranhos e Leco com o dedo totalmente destroncado ou sei lá o que) acompanhar a galera numa abertura de vias no Castelo dos Bugres.
O Castelo dos Bugres fica a 40 km de Joinville e fica dentro da Área de Proteção Ambiental Dona Francisca, pura Mata Atlântica. Com quase 1000m de altura (998m)e é um conglomerado compacto de rocha de origem sedimentar. Lá de cima se pode observar toda a região norte de Santa Catarina, o litoral (baía da babitonga linda) até o planalto e parte do território paranaense. De tirar o fôlego. As formações rochosas ainda formam uma série de "cavernas", "corredores" e mirantes maravilhosos, como a pedra do sofá, ou toca do bugio (aff, será esse o nome?). O fato é que você fica lá escalando ou sentado de frente para a Mata Atlântica olhando para os macacos-prego e bugios e até sendo atacado por eles as vezes (rsrsr). O local tem um enorme potencial para a escalada, já conta com cerca de 10 vias, entre top-hopes, boulders e algumas em móvel, a maioria abertas pelos escaladores Daniel Juliano Casas e Reginaldo José de Carvalho que tiveram a enorme generosidade e alegria de mostrar este paraíso para nós além de me explicar direitinho sobre o lugar, lendas, vegetação, vias e tudo mais. Nesse dia foi muito legal ter a companhia do Eduardo Pedro, da Luana Hadler, da Jana, do Reginaldo, do Alexandre e ainda meus amigos Eleandro e Leco de Floripa. Ficou aquela sensação de que vale a pena tudo, de que somos muito felizes, de que não precisamos muito para viver e todo esse blá blá blá que tem todo um sentido em momentos e lugares como esse.
Qualquer informação adicional ou contato para escaladas falar com os escaladores locais, Daniel Casas, Reginaldo e Eduardo Pedro. São grandes precursores e incentivadores da escalada e montanhismo da região tendo muito material organizado e catalogado, guias de escalada e publicações além de uma enorme consciência ambiental. Um trabalho muito bonito. E escalam pra caramba, aff. Confiram no site do Daniel, também matéria que irá sair deste local.
É isso, galera. Feliz,feliz,feliz.Incrível que coloquei que estava feliz no status do messenger e todo mundo veio perguntar por que que eu estava feliz. Não teria que ser o contrário e todo mundo me perguntar se estivesse triste?? Vai entender, não é :) Mas é isso. De volta às escaladas e feliz. Beijo grande gente.

Comentários

Grande Ale!!!
Foi um prazer poder lhe apresentar esse lugarzinho tão especial da nossa serrinha...
Muito boa sua compania e amizade...
Valeu e apareça pra escalar!!!
eh noixxxx
bjssss
Dani
Anônimo disse…
Oi ale.
Também penso que quando estamos integrados com o ambiente natural temos grandes revelações sobre nós mesmos e tudo que nos cerca...
Prazer conhecer vc e os meninos, apareçam quando quiser.
edu.
Anônimo disse…
Fiquei feliz em ler seu texto feliz Ale, realmente nós daqui de Joinva temos um apego muito especial por esta montanha, é o xodó do montanhismo joinvilense.
Quando quiser vir outras vezes só dá um toque e vamos lá curtir aquela riqueza.
Bons ventos.
Reginaldo
Eliza disse…
Ahh nada como voltar a escalar...Ainda mais em uma paisagem dessas, colorida por um céu de brigadeiro...
Bons ventos guria!
edemorfis disse…
Parabens muito linda suas fotos, gosto muito do castelo dos bugres, passei bons momentos ali.
Um abraço a todos da montanha.

Postagens mais visitadas