Boulders Florianópolis

Nem só de surf, festas e Lagoa da Conceição vive Floripa. A ilha possui uma variedade enorme de esportes como Kitesurf, Windsurf, parapente e é claro, a escalada. Para quem já conhece a escalada esportiva do Morro da Cruz e Pedreira do Abraão, sabe bem que Florianópolis oferece boas opções de escalada, vias de aderência, granito, sempre com paisagens maravilhosas e ainda com muita facilidade de acesso. E ainda os campos escola da Barra da Lagoa, Ribeirão da Ilha e ainda a Pedra Branca com boas vias em móvel. E, como se não bastasse, esse paraíso ainda é repleto de boulders, para alegria daquela galera que vem passar férias ou feriados e carrega a sapatilha e o magnésio na mochila. Dá para mentir para a namorada que vai levá-la para a praia e fugir para escalar no final de tarde. Lugares como o Morro das Pedras, cheio de problemas interessantes e logo ali na rodovia mesmo, ou ainda o “parque de diversões” da Praia do Gravatá, saindo da Praia Mole indo pela trilha na direção da Praia da Joaquina ou ainda os blocos da Praia dos Ingleses, com um visual lindo de morrer e uma trilha um tanto o quanto ruim para se voltar à noite com crash-pad nas costas (você tem que ir pulando os costões). Açores, Naufragados, e mesmo em locais para escalada esportiva, como a Barra da Lagoa, em que se têm dois setores de escalada, ainda se pode arrastar o crash para vários blocos indo em direção à Praia da Galheta e se esbaldar. Uma loucura. Mas um local não tão conhecido e muito divertido é o setor de boulders da Praia da Armação e Matadeiro. Não oferece boulders de dificuldade como o Gravatá e Ingleses nem a diversidade do Morro das Pedras, mas é uma boa opção para um final de tarde com os amigos. O acesso é mais do que tranqüilo, seguindo da Igrejinha da Praia da Armação, passando pelo trapiche e descendo o costão onde geralmente ficam vários pescadores que sempre insistem em dizer que fariam os boulders descalços. O mar, o visual da Praia do Matadeiro, a galera surfando e o morro da Lagoinha do Leste, dão a motivação inicial para ficar ali por horas, encarando alguns problemas um pouco expostos (tem um que tem um grampo “p” e também a possibilidade de colocar móvel para sentir mais segurança) e outros bem fáceis de regletes e aderências. É só ir explorando o costão e tem boulder para todos os gostos. Também na praia, dependendo da maré, há alguns blocos fáceis e sempre é uma boa opção para quem não gosta de ficar sem fazer nada no sol. Logo na entrada da Praia do Matadeiro a direita há um bloco, também com um grampo “p”, um boulder com altura, porém boas agarras, o que o torna bem fácil, um V5. Mais para o meio da praia, na areia, já correndo o risco do mar molhar o magnésio e a sapata, alguns blocos baixinhos porém invocados garantem a diversão daqueles que estão iniciando na escalada, ou daqueles que não estão num dia de muita força e técnica, só querem brincar um pouco mesmo ou aquecer para algo mais exigente. O nome dado a essas formações foi Cantiflas de possível graduação V4 e fica a alguns metros do conhecido Bar do Alécio. Lembrando sempre que o legal do boulder é a praticidade de se escalar despretensiosamente com amigos ou treinar forte para aprimorar técnica e força e no caso de Floripa se consegue um efeito relaxante pelo contato com a natureza sem igual, pertinho do mar e rochas. O que mais pode se querer?
Escaladores: Eleandro Mendes (Florianópolis), Gustavo Maneira (Minas Gerais), Michele Focchi (Itália) e Laura (Inglaterra).
Croqui e informações de como chegar lá só deixar o comentário no blog ;)

Michelle no primeiro boulder logo da entrada da trilha, diversão garantida e um grampo "P" pedindo pra sair..
O visual já é a pedida, né Gustavim?Esse é um pouquinho mais exposto...
Eleandro Mendes
Gustavim de novo, Laura e Michele na segue

Eleandro mandando o boulder com facilidade
Já na finaleira
Crianças em um parque de diversões
A Laura também mandou ver e mostrou que a mulherada não é fraca
Eleandro boulderiando
Resting, climbing, bouldering.That is it.

Comentários

Marcio disse…
Excelente palavras, lindos lugares e ótimas dicas.
Vindo da poeta de Floripa até dá uma vontade de escalar boulder nesses locais um dia(eu faleu um dia)...uhauhauha
Bjossss Moçaaaaa Lindaaaaaa
Alessandra disse…
Vindo de você que odeeeiaaa boulders, a promessa de vir umm diaa já é uma honra rsrsr
Bjos querido
Marcio disse…
Aleeeee
Não é questão de não gostar de boulder...uhauhauha...
É questão de estilo!!!
Mas cada um...cada um!!!
Um dia quem sabe vc compactue da minha minha opinião!!!
Bjosss
Loucos de Pedra disse…
Alessandra!!!

Tamo ai, ou melhor, aqui...pro que der e vier.

Escalada é em loucosdepreda.blogspot.com

Obrigado pelo incentivo.
Yuri disse…
Oi, Alê!!!

Muito legal!!! Acho que eu que vou te pagar uma visita, hein? Hehehe...
Beijocas, mulher!!!
charlene_bicalho disse…
Olá Alessandra.
Tudo bem? Sou de mineira e faço boulder a apenas 2 meses. Hj estou em Blumenau. Claro que to c/ a sapata aqui e com os dedos nada cansados. Pretendo ir p/ Floripa essa semana mas to sem crash precisando de uma ajuda. Tem como fazer contato?
Abraço.
Alessandra disse…
Oi Charlene!
Vc naõ deixou contato :(
como eu te acho???
bjosss guria espero que me aches
Ion disse…
Opa, e ai galera! Eu sou de floripa, do morro das Pedras, mas estou morando em Minas e comecei a escalar aqui ano passado. Estou indo pra floipra amanha 15/7/09 e não conheço nada de escalada em floripa... e vi q no morro das pedras tem bastante coisa... to levando sapata e cadeirinha, mas nao tenho crash... se alguem ai tiver na pilha de uma escala eu animo demais!
Meu contato é ionsantanna@hotmail.com
Valeu! Abraço
Daniel disse…
Dae Alessandra, será que rola enviar o croqui ainda?
daniel.marques9@yahoo.com
valeu
Boas escaladas!
Anônimo disse…
really appreciate YOU -- thanks a lot!
Roberta Alves disse…
Olá,
Sou de minas e devo ir para Floripa em novembro e estou louca para escalar aí, só que não conheço nenhum escalador ou algum lugar para escalar por aí.
Alguém pode me ajudar... sei lá mandar algum endereço de alguma escola ou passar o endereço de onde vocês escalam...
meu e-mail é: roberta.santos@sesisc.org.br
Anônimo disse…
Oi Alessandra, bom dia.

Vou visitar Floripa e gostaria de ter mais informações sobre estes boulders (croquis e lecalização). Você teria alguma coisa pra me mandar? Se tiver, me manda que vou gostar muito.
fabiomec2000@yahoo.com.br

Grato e abração.
Fábio
Tamara Hernandes disse…
Oii Alessandra!
Estou indo fazer meu estágio em Floripa, e vou ficar por ai uns 3 meses.
Como não conheço nada de escalada em floripa queria umas dicas.

se possivel teria como fazer contato?
Meu email é tahernandes@gmail.com

bj
Anônimo disse…
dae mulher... mto irado o blog... meus parabéns....

estou por floripa até dia 19/03
e gostaria de saber se tu ou alguém pode ir em algum pico comigo...
to na fissura de escalar por aqui...

desde ja fico grato
e-mail - lisguto@hotmail.com
Facebook - http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2868057540686&id=1237231285#!/profile.php?id=1237231285

vlw
bijos...
Vitor Barbosa disse…
olá Alessandra, ótimo texto, valeu!
estou em floripa doido pra dar um peguinha, trouxe crash e tudo mais de bh... você pode me mandar informações e croquis disponíveis por favor?
meu e-mail é tavares.barbosa@gmail.com , muito agradecido!!

Postagens mais visitadas