Escalada em Tubarão,SC

Recentemente tivemos a reunião da Federação de Montanhismo de Santa Catarina, com diversas associações e diversos escaladores, o que foi muito legal para aquela social na pedra, troca de idéias, pra ter aquela motivação para ousar, sair da programação de final de semana básica, pegar o carro e tocar para lugares com vias fresquinhas e desconhecidas. Aff, quanta coisa pra viajar, que bom agora que convite e amigos não faltam. Acaba que ficamos nos já conhecidos (mas não menos atraentes) lugares como Pedra Branca, Morro da Cruz, São Chico, Alfredo Vagner, Mariscal, e esquecemos o enorme potencial de escalada de nosso Estado. Então, resolvi trazer para vocês, também como prata da casa, a escalada em TUBARÃO, SC, que o querido Gil Pereira disponibilizou os dados e informações.



Presentão aí de Natal ó.



1 - "esperando o nando" no morro da antena - v1 (Escalador: Nando)

2 - "mamae quero mamá" no morro da antena - v0 (escalador: Felipe)

3 - projeto v4/5? - morro do formigao (escalador: Paulo Henrique)

4 - "?" v3 - morro da antena (escalador: Leandro)

5 - "pimenta do reino" 7c 25m - morro do formigao (escalador: Gonçalves)

6 - "chimarrao com mel" 2º III E1 85m - pedra dos padres em 13 de maio (escaladora: Gezaela)

7 - "Vai que dá" v2 - morro da antena (escalador: Gil)
8 - "oposicao" v4 - morro do formigao (escalador: Gil)
"O esporte teve inicio com a chegada do Paulo Henrique (curitibano vindo do rio... 22 anos de montanhismo, certificado pela Aguiperj).Foi ministrando cursos a interessados que conseguiu ir formando a turma de escaladores da cidade. Muitos não passaram de modismo, mas os que ficaram escalam com excelente qualidade. Hoje temos aproximadamente 112 vias e + de 100 boulders catalogados (tentarei descolar um catálogo pra ti) (oba)(quem quiser tentar um catálogo com ele ou informações o e-mail é gil.pereiras@gmail.com).Temos três setores explorados aqui dentro da cidade: morro do formigão (alguns boulders e vias fixas, móveis e mistas, variando do III ao 8a com no máximo 50m); sertão da jararaca (2 vias mistas, 6 e 6+ de 35m aproximadamente, com possibilidade de serem abertas mais 150 vias fácil...); e morro da antena ("Fontainebleau" de Santa Catarina, paraíso dos boulders... somente 10% da área foi explorada até agora).Fora do município, temos vias abertas em Gravatal, Grão Pará, Laguna, 13 de Maio, Capivari de Baixo e Pedras Grandes. Temos um grupo - GMT (Grupo de Montanhismo Tubaronense) - com 23 integrantes, onde a metade é mais ativa na climb.Temos um ginásio, singelo.. mas bacana para se treina em dias de chuva.Ano que vem esperamos monta um circuito de escalada na cidade contando com a presença da massa...Temos apoio da prefeitura, e com isso queremos trazer uma etapa do catarinense pra cá".

E é isso galera, pra mim, o que vale na escalada não é o grau tal, o kmom gritado o tempo todo, a pressão demasiada, a exigência de estar escalando bem passados os anos. Eu fico feliz é com essa descoberta do novo, de novos lugares, de novos amigos, de novas rocas. Fazer o quê?Beijos a todos e boas escaladas ;)

Comentários

Ciça disse…
Oiii, passei pra te desejar Feliz Natal, com muita paz, amor enfim, tudo de melhor e que no proximo Ano seus maiores desejos se realizem, muito amor em 2009!!!!

Beijos Ciça

Postagens mais visitadas